QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE
A OMS (Organização Mundial de Saúde) define saúde como “um estado de completo bem estar físico, mental e social e não somente a ausência de doenças e enfermidades”. Sendo assim, são vários os fatores que podem influenciar o estado de saúde, além das condições que afetam o funcionamento físico do nosso organismo, a forma como nos relacionamos com as outras pessoas, o meio em que vivemos e nossas condições de vida e trabalho também repercutem na nossa saúde.
Qualidade de vida é um termo utilizado para se referir ao estado de bem estar das pessoas, abrange vários aspectos da nossa vida, incluindo nosso estado físico e emocional, condições de moradia, educação, trabalho, e depende dos valores culturais, éticos e religiosos do indivíduo, ou seja, os fatores e a forma como cada um de nós percebe como cada um destes fatores repercute na qualidade de vida é bastante pessoal.
Quando falamos de qualidade de vida relacionada à saúde, habitualmente, as pessoas pensam em como se sentem do ponto de vista físico e mental, mas é importante lembrar que estes domínios (físico e mental) sofrem influência da forma como vivemos nossas relações em família e sociedade, bem como das condições do ambiente de moradia, estudo e trabalho. Ou seja, uma doença pode limitar aspectos físicos da pessoa, causar tristeza, ansiedade e repercutir na sua capacidade de estudo e trabalho, reduzindo a sua auto-estima, produtividade, afetando a qualidade do convívio com as pessoas da família, na escola, no trabalho e sociedade. Por outro lado, viver em condições precárias de higiene e infra-estrutura, sob estresse, sem lazer e com relações interpessoais insatisfatórias pode também causar prejuízo na saúde tanto física como mental.
Sendo assim, para alcançar uma percepção de qualidade de vida boa e satisfatória é importante rever os hábitos de vida, cuidar da alimentação, condicionamento físico, e buscar atividades de estudo, trabalho e lazer de acordo com seus valores e desejos, bem como equilibrar o tempo investido nos cuidados consigo mesmo, nos estudos, no trabalho e nas suas relações.
É verdade que, nos dias de hoje, esta não é uma tarefa fácil, mas não é impossível! O primeiro passo é ampliar a sua consciência com relação a estas questões e se permitir questionar e elaborar estratégias para alcançar um estado melhor do que o que tem hoje. E mesmo para aqueles que estão satisfeitos com a sua qualidade de vida, nada é tão bom que não possa ser melhorado e cuidado para que se mantenha em longo prazo.
O grau de satisfação com sua qualidade de vida hoje e no futuro podem ser melhorados com estratégias de promoção de saúde, que incluam, além de informações, exames e medicamentos quando necessário, orientações individualizadas.
Estou a sua disposição para lhe ajudar nesta jornada, para que faça melhores escolhas no cuidado da sua saúde e alcance melhor qualidade de vida.